sábado, 11 de julho de 2009

Harmonia no trabalho. Doze "dicas" para bem relacionar-se (III)



1-Não demita um empregado por não desenvolver bem uma tarefa. Dê-lhe uma segunda chance. Mude-o de função, de setor. Às vezes ele não tem aptidão para um determinado trabalho, mas pode ser excelente em outro.

2-Quando no calor de reivindicações dos funcionários, não se comprometa sob pressão. Diga que vai ‘estudar o caso’ e que dará resposta posterior. Dê-se um tempo para refletir. Prefira não fazer compromisso, a se compromissar e depois retroceder.

3-Ao defrontar-se com alguém com dificuldade para realizar uma tarefa, que para você é simples, não o ridicularize. Afinal, não existe gente burra, o que existe são inteligências indomadas.

4-O comércio é uma atividade milenar que movimenta pessoas e riquezas. E a hombridade é o bem maior. Ela o fortalece e o mantém vivo de ‘pai para filho’. Por isso, garanta aquilo que vende. Se você não der garantia do que lhe comprarem, que garantia terá de receber o que vendeu?

5-Não sofistique o simples. O parafuso e a roda já foram inventados. Faça seu trabalho com simplicidade, mas unindo vontade e interesse. Pense que as obras-primas surgem no instante em que há a união do capricho e do desprendimento físico.

6-Se você chefia uma equipe, não agrida os componentes. Fazê-lo é correr o risco deles se espelharem em você e tornar-se uma equipe agressiva.

7-Esmere-se para realizar uma obra, seja ela simples ou complexa. O valor de uma pessoa pode ser medido pelo esmero das suas realizações.

8-Não devemos fazer do trabalho uma guerra, mas um desafio que haveremos de vencer com vontade, coragem e luta. O trabalho honesto completa o homem, o faz respeitado, dignificado. Tenha essa honra: trabalhar; seja da mais complexa à mais simples tarefa.

9-A personalidade é a ‘marca registrada’ de uma pessoa. Mudá-la para agradar os outros é agir com falsidade. Nesse mundo de disputa de valores morais, é importante ser autêntico. Por isso, seja sempre o que você é, não o que os outros querem que seja!

10-Quando um bom profissional transfere a um iniciante seus conhecimentos há a formação de um novo bom profissional. Nessa progressão, em termos de bons profissionais, a empresa ganha um grupo e o país um batalhão.

11-Num ambiente de trabalho, fique aberto às sugestões, idéias e opiniões, mesmo que pareçam inócuas. Lembre-se que é entre os cascalhos que encontramos diamantes.

12-Atualize-se. Busque novidades da sua profissão. Não se permita a obsolescência intelectual. O mundo progride, progrida junto. Esteja vigilante. Mantenha-se no auge da sua profissão e não corra o risco de ser ultrapassado.

    Inácio Dantas

    Temas relacionados:

    Temas complementares ( "dicas" de amor):

Nenhum comentário: